Como validar uma ideia na internet? -Jovem Digital
como-aprender-marketing-online
Como Aprender Marketing Online Sem Gastar Muito $
15 de junho de 2016
Atualização do Snapchat – Apresentando memórias
11 de julho de 2016

Como validar uma ideia na internet?

como-validar-uma-ideia-na-internet
Receba minhas dicas e artigos mais Tops!

Validar uma ideia nada mais é do que saber se ela tem potencial para dar certo, afinal, nossas verdades, intuições e aspirações não são universais, certo?

O bom da internet é que tudo que se faz nela e se feita com a estratégia correta, é possível colher ótimos resultados, com alcance maior, mais segmentado, mensurável, geralmente com um custo menor e de acordo com seu bolso. Bom né?

Mas para validar uma ideia, precisamos primeiro falar um pouco sobre nichos.

 

O QUE É NICHO?

Segundo Wikipédia, nichos de mercado são segmentos ou públicos cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes. Mas o que isso quer dizer?

Isso quer dizer que quanto mais específica for a segmentação do seu nicho, menor será a chance de encontrar concorrentes ou pessoas que já tenham tido a sua ideia e é isso que o diferenciará do mercado, afinal, você não quer ser mais um no meio da multidão, ou quer?

Para validar uma ideia é necessário avaliar o nicho em que ela se encontra, pois escolhê-lo de forma correta pode te diferenciar entre ser um peixe grande em um lago pequeno ou um peixe pequeno em um lago grande.

 

Menor é ser maior nos negócios, não se trata de abraçar o mercado, o negócio é ser altamente focado. Lynda Falkenstein

 

Como deve ter percebido, o nicho pode ser considerado a base principal para saber se sua ideia vale a pena ser colocada para frente ou não, mas como descobrimos estes nichos? Através de algumas ferramentas.

 

FERRAMENTAS PARA DESCOBRIR NICHOS

 

– Google | Google Suggest

– Google Trends (evolução da busca com o passar do tempo)

– Google Adwords (planejamento das palavras)

– Ubber suggest (ideias de palavras-chave)

 

GOOGLE  | GOOGLE SUGGEST

– O google suggest é uma função do próprio google disponibilizada no campo de busca que sugere palavras à medida que vai escrevendo.

 

Exemplo 1: na imagem abaixo eu escrevi apenas a palavra vestido, e o google sugeriu o resto

vestidosemsespaco

 

Exemplo 2: aqui o google sugeriu outras palavras porque eu dei um espaço

vestidocomespaco

 

Exemplo 3: aqui eu utilizei espaço e coloquei a letra “p”

vestido-p

 

 

O objetivo desta função é te dar ideias a partir do que estiver escrevendo. Como nossa meta é achar nichos, experimente utilizar as preposições “de” “para” e outras combinações. Aproveite para exercitar sua criatividade!

Vestido

Vestido para …

Vestido de …

Vestido na …

 

UBBER SUGGEST

Se você não tiver com tempo ou paciência para ficar testando inúmeras palavras e possíveis combinações, então use esta ferramenta!

É simples. Basta escolha uma palavra base, a língua e ele fará a mágica de te mostrar um monte de palavras compostas a partir da que escolheu. Você irá perder um bom tempo olhando todas, mas é uma ferramenta muito prática.

Obs: em ordem alfabética…

 

ubber-suggest

 

GOOGLE TRENDS

Esta ferramenta permite que você analise a tendência de pesquisa de uma palavra-chave ao longo dos anos e em qualquer parte do mundo.

DICA 1: O mercado americano costuma influenciar grande parte do mundo, então caso você queira achar algum nicho diferente, teste algumas palavras em inglês e escolha Eua ou busca mundial na sua busca. Muitos empreendedores buscaram inspirações em empresas de outros países que deram certo aqui: Hotmart, Peixe Urbano, Kickante, Easy Taxi.

 

DICA 2: Depois de utilizar o ubber suggest OU google suggest, selecione as palavras chaves escolhidas e teste no google para saber a quantidade de buscas. Utilize também o Planejamento de palavra chave para a mesma coisa!

 

Independente do nicho ou segmento que escolher, acima de tudo precisará validar a ideia.

Sua ideia pode não ser a única no mundo. Pode ser que alguém já tenha tido esta sacada e construído algo. Como saber? Procure na internet. Utilize a busca no google novamente e procure por termos que tenham alguma semelhança com o assunto. O Youtube pode ser uma boa ferramenta para validar se sua ideia já existe também.

Mas vamos lá, não desista. Não é porque sua ideia já tenha sido usada que você não possa melhorá-la, valorizá-la e diferenciá-la de seus concorrentes, né?

Quer um exemplo? Quantas empresas de email marketing, auto responders, CRM, busca de palavras chave temos hoje em dia? Eu conheço várias e digo, existe cliente para todas. Se não pode se diferenciar de seus concorrentes pela qualidade, pratique preços menores, se inove! A realidade e necessidade de certos produtos e serviços nunca será igual para quem está procurando por uma solução.

 

ESTRATÉGIAS PARA VALIDAR UMA IDEIA

Além das ferramentas que ajudam muito no momento de pesquisa, precisamos entender que muitas ideias também acontecem fora do mundo online.

 

  • Mande um e-mail para seus amigos e pessoas mais próximas para validar sua ideia. Conte sobre seu projeto e pergunte-as se elas pagariam por aquele produto ou serviço. Dependendo de como vender sua ideia, pode ser que já consiga os clientes iniciais, através deles conseguirá um feedback para ir melhorando e ainda terá uma receita inicial. Por que não?

 

  • Os insights e dores muitas vezes podem vir de experiências pessoais. Mike Matousek, CEO da flashnotes.com, um Market Place de guias de estudo e anotações de aula, em uma entrevista, contou que teve essa ideia a partir de materiais detalhados que fazia para exames finais e os vendia por $10 para os amigos da faculdade.

 

  • Faça um anúncio sobre seu produto ou serviço no google e facebook e veja qual é a taxa de conversão para os leads captados, mesmo que seu projeto não esteja pronto. Além de ganhar alguns leads, saberá sem dúvidas que existe um público para seu negócio. Eu nunca tinha pensado nisso, mas é uma boa ideia, não?

 

  • Grupos no Facebook e Linkedin. Faça um formulário e apresente sua ideia de forma concisa. Fazendo as perguntas corretas com certeza conseguirá validar sua ideia e se for esperto, ainda poderá pegar alguns e-mails de pessoas que a curtiram, construirá sua persona e ainda poderá transformá-los em leads!

Obs: Se o seu produto é B2B (Business to Business), ou seja, um produto para outras empresas o Linkedin com            certeza será o melhor caminho, por lá é possível achar as pessoas certas para contactar e fazer negócios!

 

 

E aí, curtiu? Se você também tem outras formas de validar uma ideia, contribua com seu comentário aqui embaixo e se você gostou de mais este conteúdo, compartilhe, pois outras pessoas podem estar precisando e você estará contribuindo para o sucesso delas!

E se quiserem continuar ligados nos novos artigos que virão, não deixe de colocar seu nome e e-mail aqui embaixo para recebê-los em primeira mão.

Receba minhas dicas e artigos mais Tops!

 

 


FONTES:

https://www.entrepreneur.com/article/233408

https://www.entrepreneur.com/article/237455

http://startupbros.com/3-steps-to-validate-your-business-idea-for-free/

https://www.entrepreneur.com/article/240163

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nichos_de_mercado

http://www.uolhost.uol.com.br/academia/noticias/2015/06/17/4-ideias-de-negocio-copiadas-de-outros-paises-que-estao-fazendo-sucesso-no-brasil.html#rmcl

 

 

 

 

- NOVIDADES -
INSCREVA-SE

Entre para a minha Lista Top

Fique ligado em todos os artigos, dicas e novidades do blog.
Receba todas as novas matérias em seu e-mail, sem spam.
Receber